fbpx

Escrito por: #DicaUAU Artigos

Como organizar palestra online, treinamento, aula ou curso?

Como montar e dar uma aula online? Como montar e dar uma palestra online? E como montar e dar um treinamento ou curso online? A oratória online, veio para revolucionar a forma como nos comunicamos e para trazer um universo de possibilidades. Neste artigo vamos compartilhar com você uma forma de organizar suas aulas online, suas palestras online e também, seus treinamentos online, e tudo isso de uma forma que você atinja o resultado que deseja, otimize seu tempo e tenha um “Efeito UAU”

Você tem dúvidas de como organizar uma palestra, aula ou curso online? Gostaria de entender quais as formas mais estratégicas de organizar sua palestra, aula ou curso online? Neste artigo, te apresentaremos algumas estratégias para que você otimize seu tempo e organize a melhor palestra. Faça uma palestra que envolve, cativa e gera um ‘Efeito UAU’.

Oratória online: um novo mundo.

Como montar e dar aula, palestra ou treinamento online

Antes de tudo, é importante frisar que o ano de 2020, trouxe uma mudança drástica no formato de aulas, palestras e treinamentos.

O que antes era presencial, em contrapartida passou a funcionar em formato online e várias escolas, universidades e empresas passaram a buscar profissionais capacitados para executar este novo formato de trabalho.

E para que seu público engaje e se conecte com sua mensagem, é importante que você saiba como despertar o interesse dos seus ouvintes.

Mas como despertar este interesse?

Independente do conteúdo incrível que você separou para a palestra, para a aula ou treinamento, ou do tanto de conhecimento que você possui, é necessário cuidar da forma com que este conteúdo será passado, para que você gere conexão com seu público e para que essa conexão ultrapasse a barreira da tecnologia e gere o estado de  flow’ .

Em primeiro lugar, use da psicologia e da neurociência a seu favor, utilize sua entonação e velocidade vocal, das suas expressões faciais e corporais, dos movimento das mãos (comunicação verbal e nãoverbal ) , gestos marcados e estratégicos, e super importante: fale olhando direto no ‘olho da câmera’ e alterne a sua comunicação entre plural e singular.

Por exemplo: “Bom dia turma! Que bom ter você comigo na aula de hoje!”.

Perceba que ‘bom dia turma’, refere-se ao plural e ‘que bom ter você’, refere-se ao indivíduo, ao singular e certamente gerará mais conexão com seu público.

Em suma você já entendeu a importância da FORMA como você transmitirá sua mensagem, e como os slides podem ser um recurso aliado em suas aulas online, palestras online e treinamentos online… Vamos para o tópico:

Como organizar suas ideias

Organizar uma palestra online, aula ou curso online requer algumas estratégias para que você consiga entregar um conteúdo de qualidade para sua palestra online.

Conheça 7 passos de como organizar uma palestra online:

1. Comece pelo resultado.

Primeiramente para montar sua apresentação, pense no resultado da sua aula online / palestra online / treinamento ou curso online.

Ou seja, qual resultado VOCÊ quer? Para te ajudar responda a seguinte questão:

“Imagine que sua palestra online terminou agora e você está super satisfeito com o resultado dela… Qual resultado você alcançou? O que as pessoas terão aprendido? Como elas estarão se sentindo? O que elas estarão comentando e fazendo?”.

2. Monte a conclusão.

Com o resultado que deseja em mente, assim você organizará sua conclusão. Para estruturar a conclusão. Responda:

Organize suas ideias estratégicamente

Qual emoção você irá gerar em cada uma destas etapas? As pessoas sairão da sua aula como?”.

Outra dica UAU para potencializar sua conclusão é por exemplo: fazer de uma forma a deixar um gostinho de quero mais!

3. Organização do assunto central. 

Em seguida, separe o conteúdo em pilares ou eixos temáticos, e vá anotando as ideias que teve para cada eixo, inclusive ideias de exemplos práticos e atividades vivenciais que podem ser aplicadas.

4. Monte a introdução

Ao passo que você já sabe como sua apresentação se encerrará e já sabe como será todo o assunto central (a parte mais densa do conteúdo), chegou o momento de montar a introdução.

Antes de tudo pense em como você irá iniciar a abordagem do tema para conduzir cada um dos seus alunos, para conduzir cada pessoa do seu público ao resultado desejado.

A introdução, é onde você ganhará a atenção do seu público, é onde você vai conquistar cada uma das pessoas. Capriche!

5. Monte slides UAU.

E como eu sempre digo para meus alunos da “Comunidade UAU” (link da comunidade), ser UAU não tem nada a ver com ser perfeito, mas com você gerar conexão e valor.

Depois que você fez todo o esboço da sua aula, é hora de colocar o conteúdo no slide! Você pode utilizar Powerpoint, Google Apresentação, ou outro recurso de slides.

Além disso, outra dica UAU para seus slides é utilizar imagens estratégicas e com uma boa resolução,  use de transição e animação, e organize as ideias de forma clara e objetiva.

Seja sucinto! Às vezes, menos é mais!

6. Plataforma de Transmissão. 

Posteriormente você deve testar a plataforma escolhida para transmissão da aula online, da palestra online e ou do treinamento e curso online.

É importante você organizar sua agenda e treinar antecipadamente, fazendo todos os testes necessários!

Afinal, imprevistos acontecem no mundo online e que se você souber como a plataforma funciona, você ficará muito mais tranquilo e seguro na hora!

7. Hora da apresentação.

Chegou o dia da apresentação! E agora?

Revise o conteúdo e os materiais que separou para sua apresentação e bora gerar valor na vida dos seus alunos e clientes, dessa forma você irá arrasar e ter um “Efeito UAU”!

Lembre-se também que, falar em público não é sobre si, mas sim, sobre gerar valor na vida do outro.

Dessa forma caso queira aprofundar mais sobre o assunto, confira o #Encontro UAU 13, clicando no link abaixo 👇

Acreditamos que toda informação para ser UAU precisa gerar uma ação.

Após ler este texto responda:

Quais foram os 3 principais aprendizados?
Como transformar esses aprendizados em ações?

Bora fazer acontecer!
“Hoje melhor do que ontem, sempre!”

Atenciosamente, Gislene Isquierdo & Equipe UAU Dh
Revisão do texto: Renata Monteiro 

(Visited 31 times, 1 visits today)
Last modified: 10 de setembro de 2021