fbpx

Escrito por: Artigos

Como manter a atenção do público em 3 passos – Nova Oratória

Como gerar o ‘estado de flow’ – A nova oratória – Gislene Isquierdo

Como manter a atenção do público do início ao fim da sua apresentação? A resposta desta pergunta é simples e embasada cientificamente pela psicologia e pela neurociência, gere ‘o estado de flow’ nas pessoas. O que é ‘estado de flow’ e como fazer isso falando em público seja presencialmente ou falando em público online, diante de uma câmera? 

Para que você compreenda o que é ‘estado de flow, organizei o conteúdo em três pilares fundamentais para que você atinja um Efeito UAU em sua comunicação:

  • O que é ‘estado de flow’?
  • Por que é importante?
  • Como gerar?

Comunicação não é o que você fala, é o que o outro entende! Comunicação é um presente que você dá ao outro.

E como será que você tem se comunicado? Tem engajado seu público? Você se comunica de forma envolvente? Gera conezão com as pessoas?

Gerar o ‘estado de flow’ tem tudo a ver com desenvolver uma oratória persuasiva e envolvente.

Mas o que é ‘estado de flow?’

É um conceito que tem sido recentemente expandido, e veio da Psicologia Positiva, onde encontramos diversos autores que estudam sobre o estado de flow. Aqui, teremos como embasamento o autor Martin Seligman, autor do livro Florescer, que traz diversos estudos sobre estados emocionais e como a mudança de percepção emocional pode mudar a forma como você se comunica.

Flow é um estado mental, onde o corpo e a mente fluem em harmonia. Pensa seu corpo e sua mente conectado e fluindo em total harmonia! Irei te explicar de forma prática, para compreender como você vivencia este estado de flow em diversos momentos da sua vida.

Os 3 pilares do ‘Estado de Flow’

O primeiro pilar é o estado de alta motivação, quando você e seu público se encontram nesse estado de motivação, concentração, de conexão. Mesmo se “pipocar” mensagens no whats, mas você não para para ler, porque você está extremamente focado e conectado.

O segundo pilar é o alto nível de energia. Sabe quando você passa horas realizando uma atividade e nem percebe que o tempo passou?  Este é um sinal que você estava em estado de flow. Mesmo gastando muita energia executando a atividade, seu corpo e mente se encontram em um estado de alta motivação e concentrado, gerando mais energia para se manter firme na atividade realizada.

O último pilar, é que você tem um alto desempenho no estado de flow, porque você tem alta performance durante suas palestras, treinamentos ou outra atividade que esteja realizando.

Quando você esta no estado de flow, você não percebe a hora passar, você não se importa com barulhos externos, não se desconecta, não se desconcentra. Sua mente e corpo precisam ficar em sintonia e foco.

E como gerar o estado de flow no outro? Como fazer meu público ficar extremamente conectado comigo e nem perceber a hora passar?

1º Passo:

Crie uma experiência para seu público. Você precisa lembrar que não é sobre passar informação, mas a FORMA que você tem ensinado. É a experiência que você vai gerar para os seus ouvintes!

E para criar esta experiência significativa, vale música, slides estratégicos, comunicação envolvente, dinâmicas, quiz, entre outros elementos que você pode utilizar para gerar uma experiência única e ter um efeito uau em sua oratória.

2º PASSO:

É a organização da sua palestra, nós falaremos sobre como você pode organizar seus treinamentos, palestras online ou presencial, aulas, no próximo artigo.

Porém,uma orientação importante para você ter é que não adianta você apresentar uma enxurrada de informações de uma vez para seu público! Planeje os assuntos estrategicamente e organize em pilares todo conteúdo que vai apresentar

3º PASSO:

Planeje pequenos intervalos para o público, buscando romper o padrão de conteúdo e possibilitando a pessoa ‘acomodar’ os aprendizados que teve.

Coloque vídeo, dinâmica ou peça para que anotem seu principal aprendizado.

E por falar em aprendizado aqui em nossa empresa acreditamos que toda informação para ser UAU precisa gerar uma ação. Após ler este texto responda:

  • Quais foram os 3 principais aprendizados?
  • Como transformar esses aprendizados em ações?

Bora fazer acontecer!

“Hoje melhor do que ontem, sempre!”

Atenciosamente, Gislene Isquierdo & Equipe UAU Dh
Revisão do Texto: Renata Monteiro

(Visited 40 times, 1 visits today)
Tags:, , , , , Last modified: 10 de setembro de 2021