Segundo a Psicologia, a ansiedade é uma resposta emocional natural do ser humano, que pode surgir diante de situações de preocupação, medo ou outro sentimento negativo em excesso.
É importante ressaltar que é normal sentir ansiedade ocasionalmente, mas é necessário ter cuidado para não confundir com depressão.
“Gi, ansiedade tem cura?”
Existem diversos recursos como tratamento psicológico, uso de medicamentos, terapia cognitivo-comportamental, entre outros.
Um tratamento simples e eficaz é brincar com animais, como mostrou uma pesquisa realizada nos USA com 28 pacientes que sofriam de sintomas graves e fariam ressonância magnética.
Esses pacientes brincaram com cães por 15 minutos antes do exame, e manifestaram muito menos ansiedade em comparação com outros que não tiveram contato com os animais.
Do mesmo modo, existe a estimulação magnética transcraniana, que é um tratamento estudado pela neurociência.
Sendo assim, para lidar com a ansiedade, mude a interpretação, ocupe-se e resolva as situações do dia a dia, ação que pode ser tomada agora.
De fato, uma pessoa pode treinar a mente para reagir de forma mais equilibrada e menos ansiosa diante de situações estressantes.
Em síntese, a ansiedade é uma resposta emocional humana tratável e superável por meio de ajuda médica, terapêutica e mudanças de estilo de vida.
Desse modo, o importante é buscar ajuda profissional quando necessário e não deixar que isso afete a qualidade de vida.
Eu falei mais sobre isso nesse vídeo abaixo e te convido a assistir.
Conte comigo!
Gislene Isquierdo
Revisão de Texto: Anay Zanuto