fbpx

Persuasivo: como a neurociência e a psicologia podem ajudar você

Ser persuasivo, transformar interações pessoais e profissionais, ajudando a convencer, negociar e impactar, inclusive, no seu dia a dia.

Essa habilidade vai desde convencer alguém a aceitar uma ideia até fechar um grande negócio.

Ou seja, a persuasão, quando baseada na psicologia e na neurociência, é uma técnica que desperta reciprocidade, confiança e conexão emocional.

Persuasivo: como a neurociência e a psicologia podem ajudar você

A seguir, apresentamos quatro técnicas práticas e cientificamente fundamentadas para aprimorar sua capacidade de influência.

1. Técnica do “Bom Dia” – Reciprocidade

Já notou como um simples “bom dia” recebido no elevador quase exige uma resposta?

Essa ocorrência automática é um reflexo da reciprocidade. Assim, nosso cérebro se sente obrigado a retribuir gentilezas, criando uma sensação de equilíbrio social.

Para aplicar isso em negociações, comece oferecendo algo de valor, pode ser uma informação útil, uma amostra do seu produto ou até um gesto gentil.

Tem uma história a qual ilustra bem essa técnica: ao procurar uma nova escola para sua filha, uma família recebeu um presente significativo da instituição – um kit com itens personalizados antes mesmo de firmarem uma matrícula. Esse gesto persuasivo criou uma conexão emocional e influenciou a decisão, demonstrando o poder da reciprocidade em ações simples.

2. Técnica “Maria Vai Com as Outras” – Conformidade

O comportamento humano é altamente influenciado pelo que os outros fazem. Quando vemos algo popular, associamos à qualidade ou ao sucesso.

Em restaurantes, por exemplo, pratos descritos como “os mais pedidos” geralmente atraem mais pedidos – mesmo sem o cliente saber o motivo dessa popularidade.

Aplique isso ao destacar os resultados ou a adesão de outras pessoas às suas ideias ou produtos. Frases como “esse é o serviço mais procurado pelos nossos clientes” geram confiança e aumentam a probabilidade de acessibilidade.

3. Teste Sinatra – Autoridade pelo exemplo

Inspirado na música New York, New York , de Frank Sinatra, que sugere que “se você consegue em Nova York, consegue em qualquer lugar”, essa técnica consiste em demonstrar seu sucesso em contextos desafiadores para fortalecer sua autoridade.

Se você já alcançou resultados significativos para um cliente ou em um cenário desafiador, use isso como argumento. Por exemplo, uma empresa que realiza treinamentos para uma multinacional de prestígio pode usar esse caso para atrair outros clientes, mostrando que é capaz de atender até mesmo os mais exigentes.

4. Conecte-se através de histórias

Histórias têm o poder de capturar a atenção e gerar empatia, além de facilitar a compreensão. Elas ativam áreas do cérebro relacionadas às emoções, facilitando a conexão entre o contador e o ouvinte. Bem como, tornam suas ideias mais memoráveis ​​e convincentes.

Para usar essa técnica de forma eficaz, escolha trechos específicos que reforcem sua mensagem principal. Por exemplo, contar como você superou desafios para alcançar um objetivo pode inspirar confiança e identificação no público.

Essas quatro técnicas mostram como pequenas mudanças na forma de se comunicar podem trazer grandes resultados. Seja no trabalho, em negociações ou no dia a dia, usar a neurociência e a psicologia de maneira estratégica amplia sua capacidade de influência decisiva nas pessoas ao seu redor.

5. Pronto para ser mais persuasivo?

Qual dessas técnicas você já aplica e qual vai aplicar de hoje em diante? Compartilhe nos comentários e transforme sua comunicação em uma comunicação persuasiva e UAU!

Ainda mais, quer se aprofundar e ser hoje melhor do que ontem SEMPRE? Assista ao vídeo “Oratória persuasiva – O poder da persuasão“.

Revisão do Texto: Mariana Isquierdo