Você já se perguntou por que as pessoas procrastinam? E afinal, o que é procrastinar? Será que é possível acabar com a procrastinação? Bom, apesar dessa palavra parecer mesmo um trava língua, seu significado é bem simples: é quando você sabe o que precisa fazer mas deixa para fazer depois. Aquela famosa enrolação, sabe? Algumas vezes é por cansaço ou a necessidade de fazer outra coisa no momento, e algumas vezes é só enrolação mesmo. Tem quem deixe tanto para depois, que o tempo passa e a pessoa nem fez o que precisava fazer.
Quantas pessoas traçam metas no começo do ano e logo nos primeiros meses acaba deixando algumas delas para trás? E quantas dessas pessoas chegam ao final do ano querendo traçar novas metas para fazer do próximo ano o melhor ano, mas não fez nem metade das metas que propôs pra esse ano mesmo? A dica é fazer do hoje, o dia da sua vida. Pare de deixar para depois, e FAÇA AGORA!
Você sabe que precisa beber mais água, mas acaba não bebendo, e ao fim do dia se foi mais um dia sem beber mais água. Você sabe que precisa fazer atividade física, mas não arruma um tempo para fazer durante o dia, e ao fim do dia se foi mais um dia sem fazer atividade física. Então, para não ficarmos frustrados, acabamos recorrendo a desculpas, que por hora parecem resolver o problema, mas no fim das contas é só mais uma prova de que estamos enrolando para ter a vida que queremos.
A questão é você dizer para si mesmo o porque fazer o que é necessário fazer é importante. E o quanto fazer agora é primordial para as coisas acontecerem lá na frente. Se questione qual será o custo de não fazer agora e deixar para depois, se questione se vale a pena o prazer e depois a dor de cabeça por não ter feito o que era necessário. Deixe claro para si mesmo todas as consequências nas duas opções, mas lembre-se, são consequências a curto, médio e longo prazo, pois talvez algo que procrastinamos agora, faça uma diferença enorme no futuro.
Quando entendemos o real motivo pelo qual precisamos fazer determinada ação, sabemos as dores que teremos se não fizermos e descobre um prazer em fazer essa ação no tempo em que ela precisa ser feita, você potencializa a chance de parar de procrastinar e entrar em ação.
Um abraço, Gislene Isquierdo