fbpx

Escrito por: Artigos

ORATÓRIA – 4 dicas para você arrasar falando em público

Você vai fazer uma apresentação em público, e já se preparou para isso. Você tem domínio sobre o assunto e se sente bem para fazer a apresentação. Ótimo! Mas hoje eu te apresento quatro dicas que são capazes de alavancar sua apresentação? Dicas que parecem simples, mas que se forem feitas podem transformar a sua apresentação e ter um resultado UAU.  

Hoje, eu te conto um pouquinho sobre essas dicas, e quais as estratégias para você colocá-las em prática na sua apresentação. 

Fale sobre o tema

O público definitivamente não está ali para saber sobre a sua vida, sobre o que você já fez ou deixou de fazer, mas sim para saber como o seu conteúdo pode transformar a vida dele. Então você precisa focar no público e não em você, crie uma interação, faca o público se identificar com o que você fala.  

Eu não estou dizendo que você não pode falar nada sobre si, estou dizendo que o excesso é um erro! Você precisa se apresentar, falar o que te fez chegar até aquele momento, mas sem exibir demais o seu “eu”. Procure exemplificar as situações usando “personagens” ou até mesmo alguém do próprio público, mas evite contar histórias ou dar exemplos utilizando você mesmo. 

Olhe para o público

Se você vai falar em público e quer que as pessoas prestem atenção em você, você precisará estabelecer contato visual. 

Ao falar em público, lembre-se que olhar para o público gera conexão! Ah! E dica UAU… ao olhar, olhe para as pessoas que estão mais próximas de você, as que estão lá no fundo, olhe para todos os lados; alterne os olhares e mantenha sempre que possível o contato visual com o seu público. 

Respeite o tempo da palestra

Se você tem dois minutos para falar, fale em dois minutos. Se tiver uma hora, fale em uma hora. Não extrapole o tempo da sua apresentação, isso é um desrespeito com o público e com o próximo apresentador que virá após a sua fala. Por isso é fundamental que você treine sua apresentação e a cronometre; e se por acaso durante o seu treino você ultrapassar o tempo estipulado, veja o que pode ser retirado ou então como você pode otimizar e ganhar tempo com sua apresentação, mas não ultrapasse o horário estipulado. Respeite isso! Estourar o tempo da sua apresentação é um erro péssimo!

Prepare um material de apoio

Não confie apenas na sua memória. Leve o seu material de apoio, leve suas anotações, o seu notebook, slides, ou qualquer outra coisa que possa servir de suporte caso eventualmente te der um branco. Veja bem, é diferente você ter o material em mãos pra te orientar caso aconteça um imprevisto, do que ler esse material o tempo todo! Lembre-se do erro número 5. Sabe, eu costumo utilizar slides nas minhas apresentações (e confesso que gosto muito, pois o uso dos slides super agregam no visual e na retenção das informações). Eu gosto muito e sempre que possível eu uso slides, pois eles inclusive me ajudam a gravar em qual momento eu preciso falar tal coisa! Mas cuidado, não fique dependente dos seus slides, pois já aconteceu de eu estar dando um treinamento e acabar a energia no meio da apresentação. Na hora, eu improvisei, mas serviu de aprendizado para que eu levasse sempre o papel impresso caso fosse preciso. Portanto, não confie apenas na sua memória! Utilize alguns recursos que possam te auxiliar a lembrar da estrutura que você montou!

Um beijo, Gi Isquierdo

(Visited 411 times, 1 visits today)
Last modified: 7 de maio de 2020