Criatividade: uma habilidade preciosa cada vez mais valorizada no mercado de trabalho. Ser criativo no trabalho pode abrir portas, trazer novas oportunidades e levar ao sucesso profissional!
A criatividade é a habilidade mais importante para liderança e sucesso nos negócios, aponta uma pesquisa realizada pela IBM com mais de 1.500 CEOs de todo o mundo.
Além disso, segundo um estudo da Adobe, empresas que valorizam a criatividade têm 1,5 vezes mais chances de ter um crescimento acima da média.
Mas o que é criatividade?
Criatividade é a capacidade de pensar de forma não convencional, explorar diversas visões e descobrir novas formas de solucionar questões.
Apesar de algumas pessoas possuírem uma tendência natural para serem mais inventivas, a criatividade é uma competência que pode ser adquirida e aprimorada com treino, dedicação e persistência.
Mas, me conta: Você se considera uma pessoa criativa?
Como desenvolver essa habilidade?
Vou te apresentar três passos para desenvolver a criatividade:
Exercite sua mente
Exercitar a mente é fundamental para desenvolver a criatividade, pois estimula a criação de novas conexões neurais e expande os horizontes mentais.
Ao praticar atividades que desafiam o cérebro, como ler livros, aprender um novo idioma ou fazer jogos de raciocínio lógico, estamos ampliando nossa capacidade de concentração e a resolução de problemas.
Estimule a sua curiosidade:
A curiosidade é uma característica fundamental para desenvolver a criatividade. Ao estar sempre se perguntando “e se?”, “por que?” e “como?” você estimula seu cérebro a buscar novas respostas.
Explore novas ideias, perspectivas e culturas, para expandir sua mente e encontrar novas possibilidades.
Permita-se experimentar
A criatividade muitas vezes vem de ideias inesperadas e de experimentação.
Não tenha medo de tentar coisas novas e experimentar diferentes abordagens para resolver problemas.
Não tenha medo de errar, pois os erros muitas vezes, são a base para novas descobertas.
Em síntese, a inventividade é uma competência significativa e preciosa no mercado laboral e ainda que você não se julgue uma pessoa criativa, ela pode ser aprimorada!
Seja criativo, pense fora da caixa e faça a diferença..
Quer saber mais sobre esse tema? Confira o vídeo abaixo:
Conte comigo!
Gislene Isquierdo
Revisão de Texto: Anay Zanuto