fbpx

Ansiedade – TEM CURA?

A ANSIEDADE é considerada por muitas pessoas como o mal do século.

Mas afinal o que é ?Tem cura?

Só quem sofre de ansiedade sabe o quão ruim é…

Ao longo deste artigo, irei responder a todas essas perguntas e no próximo artigo, vou compartilhar com você um teste para você medir quão ansioso você é!

Segundo a Psicologia, a ansiedade é uma resposta emocional natural do ser humano. Diante de situações onde há preocupação, medo, pavor ou outro sentimento negativo em excesso, a ansiedade é a resposta emocional que vem a tona. E é por isso que ela é tida como uma característica natural da pessoa; uma característica que antecede momentos de perigo real ou imaginário.

Comumente, a ansiedade vem marcada por sensações corporais desagradáveis como: vazio no estômago, coração acelerado, medo intenso, aperto no peito, transpiração em excesso, falta de ar, entre outras. Então, pra começar, entenda que sentir-se ansioso uma vez ou outra, é normal… toda pessoa tem o sentimento de ansiedade em um momento ou outro da sua vida. Ah! Quero abrir um parêntese aqui… cuidado para não confundir ansiedade com depressão, ok?! E se você quiser que eu fale sobre esse tema, deixe nos comentários #Depressão!

ANSIEDADE TEM CURA?

Existem muitos tratamentos para o alívio e cura da ansiedade, como por exemplo: tratamento psicológico, uso de medicamentos, terapia cognitivo-comportamental, entre outros. Quero destacar um tratamento simple e que muitas pessoas que sofrem de ansiedade, acredito que já possuem na mão. Mas para falar desse tratamento, quero antes contextualizar uma pesquisa realizada nos Estados Unidos; 28 pacientes do Monmouth Medical Center, que sofriam de sintomas graves de ansiedade e que fariam ressonância magnética, foram selecionados para brincar com cães por 15 minutos. Detalhe, essa ‘brincadeira’ seria estrategicamente, meia hora antes de fazer o exame de ressonância magnética. Esses 28 pacientes comparados a outros que não tiveram esse tempo com os animais, manifestaram muito menos ansiedade. O médico responsável pelo experimento, Dr. Richard Ruchman, numa entrevista dada comentou: “A terapia mostrou potencial para substituir os remédios contra crises às vezes sofridas pelos pacientes”, disse.

Muitos outros médicos americanos usaram a terapia com animais para diminuir o sentimento de ansiedade e medo, que algumas pessoas tinham antes de se submeter a um exame de imagem, como é o caso da ressonância. E no Brasil, alguns tratamentos também utilizam de animais para alívio da ansiedade, como é o caso da equoterapia, um tratamento que conta com o auxílio dos cavalos. E além desses tratamentos citados, ainda posso citar um outro tratamento para ansiedade, como a estimulação magnética transcraniana, que é um dos tratamentos muito estudados pela neurociência

Mas tem algo que você já pode fazer agora para te ajudar a lidar com a ansiedade…

Mudar a sua forma de interpretar, se ocupar e resolver as situações que acontecem no seu dia a dia. Eu falei mais sobre isso no vídeo que tá no final desse artigo.

Se você interpretar as coisas que acontecem no seu dia a dia de forma pessimista e ter pensamentos que aumentem o seu nível de preocupação, você ficará ainda mais ansioso. A sua forma de respirar também interfere na sua ansiedade, uma respiração curta e acelerada, eleva a ansiedade… uma respiração profunda e lenta, acalmará suas emoções e você se sentirá mais tranquilo. 

Por isso, inspire pelo nariz e solte o ar pela boca, ao fazer isso, movimente seu abdômen; a respiração abdominal é a respiração que os bebês têm. E você já viu algum bebê ansioso? Ninguém nasce ansioso! Nós aprendemos ao longo da nossa vida, nos sentirmos e agirmos de forma ansiosa… e podemos, a hora que quisermos, aprender a lidar com essa tal ansiedade e nos sentirmos mais equilibrados e tranquilos.