Muitas vezes, o óbvio para você pode ser UAU para outras pessoas. Isso pode acontecer em situações simples do dia a dia, ou em questões mais complexas.
É importante lembrar que cada pessoa tem sua própria perspectiva e experiência de vida, o que significa que o que é claro para nós pode não ser para outra pessoa.
É por isso que é fundamental praticar a empatia e se colocar no lugar do outro para entender o que pode estar confuso ou complicado para ele.
Uma maneira de fazer isso é através da escuta ativa. Quando alguém está compartilhando uma preocupação, devemos ouvir atentamente sem julgamento e tentar entender a perspectiva do outro.
Tenha uma comunicação assertiva. Fazer perguntas claras e objetivas também pode ajudar a esclarecer as informações e a encontrar soluções juntos.
Outra maneira de ajudar os outros a entender melhor algo que é óbvio para nós é através da demonstração.
Mostrar como fazer algo em vez de simplesmente explicar pode tornar o processo mais claro e tangível.
Além disso, isso é útil em ambientes de trabalho ou em treinamento, onde a demonstração pode ser uma ferramenta eficaz para transmitir informações.
Por fim, é importante lembrar que, assim como o que é óbvio para nós pode ser esclarecedor para outras pessoas, o oposto também é verdadeiro.
Ademais, sempre há algo novo para aprender e uma nova perspectiva para ser considerada. Com a mente aberta e praticar a empatia, criamos um ambiente mais colaborativo e compreensivo.
Assim, todos podem aprender e crescer juntos!
Que aprender mais sobre esse assunto? Veja esse vídeo:
Gislene Isquierdo
Revisão de texto: Anay Zanuto