Foi para uma entrevista de emprego e não foi contratado? Qual será o erro que você cometeu? E como responder aquela famosa pergunta “Por que eu devo te contratar?”
O erro começa na preparação da pessoa para o processo seletivo. Ela não pesquisou sobre a vaga, ela não pesquisou sobre a empresa, e acaba não sabendo nada. Quando você pesquisa e sabe para quem é e quais os requisitos da vaga, você acaba descobrindo muito sobre a própria empresa, te direcionando a boas respostas na hora h.
Você também precisa ter controle emocional, ter controle sobre seus pensamentos. O que costuma acontecer é a pessoa ficar tão nervosa, a ponto de começar a falar rápido e desesperadamente, conta várias histórias, ou fala coisas impertinentes, e deixa de responder o que o entrevistador pergunta. Lembre-se: entrevista de emprego é um diálogo! Você precisa falar sim, mas tem que estar de acordo com o que o entrevistador perguntou.
Mas e a pergunta? Por que devo te contratar? O que responder quando perguntam o porquê de te contratar? Definitivamente você não pode começar a sua resposta falando sobre sua vida financeira, sobre quanto tempo está desempregado ou sobre a situação complicada da sua casa. O recrutador não quer saber dos seus problemas, nem dos motivos que te fizeram procurar um emprego. A pergunta tem a ver com o que você vai contribuir para a empresa, em como você vai se desenvolver dentro da vaga, e de que forma a empresa pode contar com você como colaborador.
A resposta precisa dizer porque te dar essa oportunidade, vai ser bom para a empresa, e não apenas para você. Uma boa resposta consiste em ter estudado sobre a vaga, e nesse momento, falar em quais pontos você se encaixa em relação aos requisitos para preenchê-la. Por exemplo, a vaga exigia uma formação específica, ou curso complementar específico que você já fez e colocou no seu currículo, então, está na hora de valorizar tal atribuição que você possui.
Fale sobre como a experiência adquirida no curso, te dará suporte para a vaga, e também o tempo que você atuou com essa formação, de uma forma positiva, gerando autoridade sobre o assunto. Ou, o requisito era ter uma competência específica, tal qual ser comunicativo, e você tem essa competência, fale sobre ela em relação a vaga.
Tem alguma dúvida sobre esse assunto? Me conta nos comentários que eu volto com um novo artigo para responder essas dúvidas!